Cistectomia Radical Robótica em Porto Alegre
A cistectomia robótica é o procedimento que envolve a remoção da bexiga com o auxílio da tecnologia robótica.
Essa intervenção cirúrgica é recomendada em situações em que a remoção parcial ou total da bexiga é necessária, geralmente devido a casos de câncer invasivo na bexiga.
A utilização do sistema da Vinci proporciona uma abordagem menos invasiva para essa cirurgia complexa.
Os benefícios principais estão associados a um período pós-operatório mais suave e confortável.
Após a cirurgia é necessário criar uma nova via de saída de urina, que pode ser uma “neobexiga” ou um canal criado com intestino que sai por um orifício no abdômen,
neste último caso o paciente fica usando uma bolsa coletora de urina no abdômen.
Após a retirada da bexiga dos gânglios linfáticos, no caso da cistectomia radical, o sistema robótico Da Vinci pode facilitar a reconstrução do trato urinário ou a criação de uma neobexiga.
Esta etapa re reconstrução do trato urinário pode ser realizada totalmente intracorpórea com uso da robótica, ou por via aberta com uma incisão menor que a tradicional.
Cistectomia Radical Robótica em Porto Alegre
A cistectomia radical pode ser realizada por via aberta, ou de forma minimamente invasiva (laparoscopia tradicional ou robótica). As técnicas menos invasivas permitem menores incisões, redução de sangramento, além do período de recuperação mais rápido para o paciente.
Estudos mostram que a técnica robótica apresenta menos complicações relacionadas às incisões, como infecções e hérnias na região.
A Cistectomia Radical é recomendada em pacientes com tumores de bexiga avançados ou que apresentam risco de evolução para fases mais agressivas. As principais indicações englobam:
- Tumores que invadem a camada muscular da bexiga.
- Tumores classificados como de alto grau, apresentando grande tamanho, recidiva após tratamentos anteriores ou outros critérios de alto risco para a progressão da doença.
Quer saber mais, entre em contato!
Faça uma visita!