Câncer de Testículo em Santana
A ocorrência do câncer de testículo tem apresentado um aumento ao longo dos anos, sendo, atualmente, o tipo mais prevalente de tumor em homens entre 20 e 40 anos, representando aproximadamente 5% de todos os casos de câncer maligno em indivíduos do sexo masculino.
Embora não seja uma incidência tão comum, a identificação precoce é crucial, dada a faixa etária dos afetados, e a perspectiva favorável de cura quando diagnosticado em estágios iniciais.
Os testículos são órgãos localizados dentro da bolsa escrotal, desempenhando a função de produzir espermatozoides e testosterona.
Câncer de Testículo em Santana
A testosterona é o hormônio responsável pelo desenvolvimento e manutenção das características sexuais masculinas, bem como pelo controle de diversas funções relacionadas à sexualidade masculina.
Na fase fetal, o testículo tem uma localização inicial dentro do abdome, migrando posteriormente para a bolsa escrotal, próximo ao momento do parto.
Devido à sua origem embrionária, em caso de disseminação do câncer de testículo, os primeiros locais afetados são os gânglios linfáticos na região posterior do interior do abdome (retroperitônio).
O câncer de testículo geralmente apresenta um crescimento rápido, e a detecção de metástases no momento do diagnóstico é relativamente comum.
Em estágios mais avançados, pode ocorrer a disseminação de metástases para os linfonodos do tórax, pulmões, fígado, ossos e cérebro.
Alguns homens podem não apresentar sintomas, e a doença pode ser diagnosticada durante a realização de exames para outros problemas de saúde. Às vezes, os exames de imagem podem identificar a doença.
Se você apresentar algum desses sinais ou sintomas, é aconselhável procurar um médico imediatamente.
Embora muitos desses sintomas possam ser causados por outras doenças, obter um diagnóstico e iniciar o tratamento o mais rápido possível é fundamental, pois pode aumentar a eficácia do tratamento.
Quer saber mais, entre em contato!
Faça uma visita!